Titulo: Final Fantasy Tactics A2 The Grimoire of the Rift
Plataforma:
Nintendo DS
Lançamento: 24/06/2008
Distribuidora e Desenvolvedora: Square Enix
Review do site
www.gametv.com.br De volta ao mundo da fantasia
31/03/2008 - por Fernando Mucioli
Imagine que no meio da sua guerra contra as forças alienígenas, Master Chief sonhasse em poder usar uma espada gigante e soltar bolas de fogo das mãos. Ou que Mario fosse doido para encarar Bowser num duelo de sabre de luz. Não são apenas as pessoas de verdade que desejam voar e viver aventuras em mundos fantásticos – personagens de videogame também sonham em tornar suas vidas mais cheias de emoção... e é na pele de um deles que você voltará ao mundo mágico de Final Fantasy.
Grimoire of the Rift é o novo jogo de estratégia da Square Enix para o Nintendo DS e a terceira parte da “Ivalice Alliance”, coletânea composta por FF Tactics: War of the Lions e FFXII: Revenant Wings. De volta ao mesmo mundo fantástico usado nesses e outros RPGs como o clássico Vagrant Story, “A2” traz de volta o mesmo estilo colorido e inocente do primeiro FF Tactics Advance, com estratégia na medida certa e uma história sobre como heróis do mundo real podem fazer toda a diferença mesmo onde a magia reina.
O herói do novo Tactics é Luso Clemens, um garoto comum que está bem encrencado. Depois de aprontar muito em sala de aula, acaba sendo obrigado a passar uma tarde inteira na biblioteca da escola como castigo. Aborrecido e entediado ele encontra um livro misterioso com páginas em branco... e ao escrever seu nome, é transportado magicamente para Ivalice – também conhecido como “O Mundo de Final Fantasy”. Depois de cair de pára-quedas no meio de um perigoso combate, ele mostra que tem coragem e ganha o direito de integrar os Gully, um dos vários clãs mercenários que viajam de vila em vila atendendo os mais variados pedidos...desde encontrar mascotes perdidos até derrotar dragões. Assim começa a jornada de um garoto comum em busca de aventuras e um jeito de voltar para casa.
Como membro do grupo mercenário você levará Luso e seus companheiros por batalhas com dezenas de participantes, nos quais planejar cada movimento e cada ataque são cruciais para a vitória. Assim como no Final Fantasy Tactics original, os combates acontecem em grandes cenários divididos em casa, como um grande tabuleiro de xadrez. Cada personagem tem seu próprio turno de ação, e nele pode se mover, atacar, usar magias, curar personagens ou simplesmente ficar no lugar e aguardar que uma melhor oportunidade apareça. Os inimigos também não ficam parados olhando, e vão aproveitar para também avançar, cercar e derrotar os heróis assim que conseguirem. Quem disse que ser herói era fácil?
Mas não bastam bons guerreiros estrategistas para vencer uma batalha – pelo menos não aqui. Do Final Fantasy Tactics original voltam os juízes, oficiais poderosos que defendem a ordem e ditam as regras dos campos de batalha, impondo leis como “não ataque pelas costas” ou “não use magias de fogo”. Antes, quebrar o decreto de um juiz significava perder o personagem “criminoso” até que a sua fiança fosse paga. Mas agora, a justiça está mais suave: além de poder ganhar itens especiais por cumprir as regras, desrespeitá-las faz com que você não possa ressucitar companheiros caídos e perca diversos bônus.
E para encarar esses desafios, todas as raças e poderes do mundo estarão ao seu favor. Além dos humanos estão presentes as mulheres-coelhoVieras, os répteis Bangaas, os felpudos Moogles e vários outros povos – cada um especializado em uma forma de combate diferente. Magos Negros, Magos Brancos, Cavaleiros, Arqueiros, Ladrões, e todas as outras profissões clássicas dos heróis de Final Fantasy também estão de volta para que você monte um esquadrão que tenha a sua cara e se adapte a cada situação.
Não mudou muito a maneira de derrotar monstros, mas ainda assim Luso terá muito mais trabalho para se dar bem como herói em Ivalice. Não basta ser apenas um guerreiro bom: você precisa de um Clã bom – e essa é uma das grandes novidades de Grimoire of the Rift. Além de poder levar os seu grupo de destemidos companheiros em missões perigosas ao redor do mundo, também será necessário escutar as reclamações das aldeias locais – descobrir quais seus problemas e resolvê-los. Quanto mais você ajudá-los, mais influência o seu clã poderá ter sobre as pessoas, e com sorte poderá até receber alguns presentes e dinheiro quando passar por lá. A tarefa, porém, não é fácil: outros grupos mercenários de Ivalice também tentarão a todo momento conquistar a confiança do povo, e você terá que se provar digno para ser considerado um verdadeiro herói.
Chega de só sonhar - é hora de transformar os seus maiores desejos em realidade. Mas cuidado: visitar o mundo de aventura e fantasia pode ser mais perigoso do que parece.
Imagens: