Titulo: Samurai Warriors Katana
Plataforma:
Nintendo Wii
Lançamento: 15/01/2008
Desenvolvedora: Omega Force
Distribuidora: Koei
O Japão já não é o mesmo
Enquanto jogos incríveis como Super Mario Galaxy, Zack & Wiki e Metroid Prime 3 fazem o Wii brilhar perante os seus poderosos adversários, a quantidade de games baratos, mal feitos e quebrados também é assombrosa. E apesar do seu extenso legado de sucesso nas gerações anteriores, o novo Samurai Warriors não ajuda nem um pouco: o novo game da Koei é como um Red Steel, só substituindo mafiosos genéricos por samurais genéricos.
A série Samurai Warriors surgiu como uma variante de Dynasty Warriors. Enquanto a primeira colocava o jogador no comando de vários guerreiros da China antiga, correndo por campos de batalha e atravessando centenas de soldados inimigos com lanças e espadas, a segunda te coloca fazendo essencialmente a mesma coisa, mas com japoneses. Nobunaga Oda, Yukimura Sanada, Musashi Miyamoto, Hanzo Hattori, e todas as outras figurinhas carimbadas da era das guerras estavam lá, fazendo a alegria dos fãs da cultura oriental. Mas apesar de usar a mesma temática e os mesmos personagens, Katana não tem muito a ver com os seus antecessores – ele é um “jogo de corte em primeira pessoa”.
Um jeito simples de entender o jogo é pensar nele como um House of the Dead (ou Ghost Squad) feudal, com mais armas e menos graça. No controle de heróis sem nome e sem rosto (nada de jogar com os famosos dessa vez), seu objetivo é servir senhores diferentes em momentos históricos diferentes do Japão antigo, distribuindo espadadas e atirando flechas enquanto trilhos invisíveis o carregam pelo seu caminho até a vitória. Salvo algumas missões onde o herói anônimo pode virar para os lados ou até caminhar, duro como um robô, por alguns labirintos, todo o movimento é automático. Você só precisa posicionar a mira verde grande e brilhante em cima do vilão mais próximo e executá-lo.
Felizmente (e ao contrário do que sugeriam os primeiros vídeos do jogo) o novo Samurai Warriors não exige que você balance o seu controle remoto/espada o tempo inteiro para atacar: basta apertar repetidamente o botão A para rápidas investidas corpo-a-corpo, e o botão B para disparar flechas, tiros de espingarda ou bolas de canhão em alvos distantes. Assim como nos títulos originais, missões completadas com sucesso rendem dinheiro, itens e armas, que podem ser equipadas e melhoradas no acampamento, antes de partir para o combate. Isso, junto com a possibilidade de melhorar o seu personagem antes de cada partida adiciona um certo gosto de RPG ao jogo, não tão profundo mas que funciona bem.
O problema principal é que, se nas versões originais enfrentar hordas intermináveis de inimigos idênticos já podia se tornar monótono com certa facilidade, Katana faria os grandes generais terem vontade de cortar as próprias barrigas, tamanho o desgosto. Fora a repetitividade dos comandos e pouca profundidade nos combates, os inimigos parecem mais interessados em vencer suas lutas fazendo cara feia, dando pulos inúteis e correndo a esmo do que usando suas espadas. Não ajuda também o fato deles levarem ao extremo a ingrata máxima de que todos os japoneses são iguais: prepare-se para ouvir o mesmo grito de dor e ver o mesmo samurai desengonçado por horas a fio.
No decorrer dos quatro cenários (cada um protagonizado por um dos personagens dos games originais) a dura vida de soldado só encontra alguma emoção real nos encontros os grandes senhores da guerra. Durante os confrontos contra alguns chefes, você pode ser presenteado com algum poder especial, como o de fazer o tempo passar mais devagar para enxergar melhor os pontos fracos do inimigo, ou ter que rebater ataques para causar dano. Infelizmente, esses mini-games acontecem só durante algumas batalhas, e antes que você perceba já esta de volta à velha rotina de mirar, martelar um botão, martelar o outro, e repetir tudo desde o começo.
Samurai Warriors Katana não é um jogo essencialmente ruim. Ele é repetitivo, nada profundo, e com gráficos dignos de um título de lançamento do Wii. Mas mesmo assim, heróis menos exigentes podem encontrar diversão nas mais de 20 fases, multiplayer competitivo e missões extras. Só não espere nada grandioso, ou nada do que fez a série ser bem-sucedida.
Imagens desse otimo jogo:
Nesse jogo é bom que criamos nosso carinha e vamos para a batalha!!!